Notas
A visita
Uma comissão de senadores visitou as obras do metrô paulistano. A visita tinha a missão de levantar dados a respeito da desastrada obra da Linha 4. Três senadores, Flexa Ribeiro, do PSDB, e Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, do PT, fazem parte da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) que autorizou o governo paulista pegar empréstimo para esta construção. A Comissão do Senado pretende investigar os contratos firmados para esta obra.
O silêncio
À primeira vista, é de se espantar o comportamento da imprensa comercial em relação à visita da comissão de senadores às obras do metrô paulistano. Os senadores foram acompanhados por jornalistas e câmaras, mas estranhamente, rádios e televisões pouco ou nada noticiaram, assim como os jornais impressos também silenciaram. As reportagens chegaram a ser editadas, mas o que foi publicado não corresponde ao que aconteceu. O silêncio foi quase total.
A manobra
O governador Serra e seu secretário de comunicação pressionaram e manobraram junto aos editores da mídia para que pouco ou nada fosse noticiado a respeito da visita dos senadores às obras do metrô. Não é de hoje que o governador goza de prestígio junto aos empresários da área de comunicação, com os quais mantém contato permanente, e quando algum profissional desavisado mostra-se inclinado a exercer o espírito crítico é logo tirado do ar.