SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 23/08/2019 - 19h24 | CUT

Incêndios na Amazônia disparam e Bolsonaro culpa ONGs

O desmatamento e as queimadas na Amazônia aumentaram muito desde o início do ano. O índice de corte de árvores cresceu 278% em julho deste ano e as queimadas 70% de janeiro a agosto.

De acordo com o Greenpeace Brasil somente nos últimos meses mais de 1 bilhão de árvores foram tombadas na Amazônia (considerando 1.500 árvores por hectare).

“Os primeiros impactados são as comunidades dos trabalhadores que vêm sofrendo com problemas de saúde causados pelas queimadas e pela redução de biodiversidade”, denuncia o secretário do meio ambiente da CUT, Daniel Gaio. De acordo ele, a CUT se posiciona claramente contra a agenda desse governo de reduzir a fiscalização, promover e incentivar o desmatamento na Amazônia.

Para Gaio, Bolsonaro produz fake news, ao culpar ONGs, índios e pequenos produtores, na tentativa de encobrir suas reais intenções.  “ Está tudo orquestrado entre o governo e o agronegócio para impedir que os dados corretos sobre o avanço da fronteira agrícola em detrimento do meio ambiente cheguem ao conhecimento do mundo”, afirma Gaio.