Fórum Social Mundial: Construir outros mundos
Ao contrário das edições anteriores do Fórum Social Mundial (FSM), que se detinham em discussões e debates sobre a desigualdades sociais e condenação da globalização, a quinta edição deste fórum pretende apresentar alternativas concretas ao neoliberalismo.
No FSM 2005 haverá o Mural de Propostas de Ação para a Construção de Outros Mundos pautadas em ações concretas levando em consideração diversidades étnicas, religiosas, sociais, culturais e políticas.
Destaque para os temas em debate. Comunicação: práticas contra-hegemônicas, direitos e alternativas; Direitos humanos e dignidade para um mundo justo e igualitário; Economias soberanas pelos e para os povos – Contra o capitalismo; Lutas sociais e alternativas democráticas – Contra a dominação neoliberal; Paz e desmilitarização – Luta contra a guerra, o livre comércio e a dívida; Rumo à construção de uma ordem democrática internacional e integração dos povos.
Do Sindicato participarão do FSM, os diretores: Lourival Batista Pereira, Geraldo S. Guimarães, Marcos de Villa (Marcão) e Hélio Andrade. Também os diretores Antenor Nakamura (Kazú), Lucineide Varjão (Lú) e Rosana de Deus, que irão pala CNQ/CUT.