SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 01/03/2005 - 08h00 | Redação

Fábrica de Certificados

As universidades públicas brasileiras estão cada vez piores. O projeto neoliberal implementado pelo PSDB, do Serra, há 10 anos no governo do Estado de São Paulo destruiu o sistema educacional. As universidades são quase todas privadas. Agora este governinho lança mais uma ofensiva contra a FATEC-SP (Faculdade de Tecnologia), considerada a melhor faculdade de tecnologia do Brasil.

Qual novidade? O PSDB, do Serra, inventou uma forma de gestão que visa  produzir diplomas em grande escala para usar em seu projeto eleitoreiro.

A FATEC não será mais uma Faculdade de nível superior e graduação, será um Centro Tecnológico Regional formado por uma ETE e uma FATEC. Para que isso possa acontecer o CEETEPS será descentralizado e a FATEC desvinculada da UNESP. Acaba assim com o vestibular e o ensino superior acadêmico e de graduação das FATECs. Isso é a chamada verticalização do ensino.

Os Centros serão dirigidos por  uma administração direta da região – prefeituras, iniciativa privada e diretores indicados por Marcos Monteiro, Superintendente do Centro Paula Souza! Tendo como modelo para os cursos o que é aplicado na FATEC-Ourinhos: cursos modulares seqüenciais: 400 alunos entram e apenas 150 saem com diploma, que não é reconhecido como de graduação, e 250 saem com certificados de conclusão de módulos, sem valor acadêmico. Os Centros Regionais não são previstos em lei, não há nenhuma regulamentação proferida pelo MEC.

Hoje 90% dos alunos das FATECs são trabalhadores que encontram na instituição o único caminho para formação de nível superior e graduação, e o PSDB, do Serra, quer destruir.

Nós, alunos e professores, continuaremos na luta para garantir o direito à universidade pública, de qualidade e gratuita para todos.

Hélio R. Andrade é diretor do Sindicato,  aluno da FATEC e diretor do Centro Acadêmico 23 de Abril.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da diretoria do Sindicato.