Encontro internacional: atuação sindical solidária
A Federação Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Minas, Química e Energia (ICEM) representa mais de 20 milhões de trabalhadores em cerca de 150 países, realizaram, na sede central do Sindicato, em nove de março último, um encontro com sindicalistas brasileiros, com representantes da CUT, outras centrais sindicais e dirigentes de diversos sindicatos do ramo químico, eletricitários e demais entidades filiadas a este órgão internacional.
O encontro foi para que a direção mundial da ICEM conhecesse melhor o funcionamento dos sindicatos brasileiros e “também para ouvir o que os filiados desta entidade internacional e como eles gostariam que esta se comportasse”, destacou Sérgio Novais, presidente da ICEM para a América Latina e Caribe.
Participaram da reunião, o presidente mundial da ICEM e sindicalista do setor de minério da África do Sul, Senzeni Zokwana; o secretário Geral da ICEM e sindicalista do setor químico da Alemanha, Manfred Warda, e Carol Bruce, responsável pelo contato entre a sede da entidade em Bruxelas com a Região da América Latina e Caribe e que também responde pelo setor de mulheres.
Senzeni Zokwana destacou as semelhanças existentes entre os sindicatos da África do Sul e do Brasil, que atuam, também, nas ações de combate à pobreza, ao desemprego, à Aids e aos efeitos da globalização. Para que esse combate seja realmente efetivo, segundo ele, “é preciso ter uma organização sindical muito forte”.
Em relação à sua visita ao Brasil, Argentina e Uruguai, Senzeni disse: “Quero ouvir, para podermos,
juntos, construir sindicatos fortes na ICEM, para que assim os trabalhadores tenham força para combater as ações da empresas multinacionais”.