SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 01/03/2005 - 08h00 | Redação

Duas décadas de democracia

Em meados da década de 1970 os movimentos sindical e popular desafiam a ditadura militar instalada no Brasil em abril de 1964, e retomam as mobilizações e lutas pelos seus direitos. Estudantes, trabalhadores, donas de casa, amplos setores sociais se organizam pela conquista das suas reivindicações.

Era, na prática, o início do fim da ditadura militar, que em 1984 vive seus últimos momentos com a grande mobilização nacional por eleições diretas para presidente. Até então, generais do Exército ocupavam a presidência da República.

Na verdade, este movimento começou em novembro de 1983 com a primeira manifestação por eleições diretas, organizada pelo Partido dos Trabalhadores ao lado de entidades diversas, como a CUT, CNBB…

Em janeiro de 1984 o movimento toma dimensão bem maior, com a chegada de outros partidos e personalidades como Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Teotônio Vilela, Osmar Santos, Chico Buarque de Holanda e LULA, hoje presidente da República, que se consagrou como uma das principais lideranças naquele momento.

Duas décadas depois consagramos e consolidamos a democracia em nosso país, pelo menos do ponto de vista formal. Falta, agora, a democracia social e econômica. Por isso mesmo a nossa luta continua pela ampliação dos espaços democráticos.

Ao longo desses anos tivemos importantes vitórias, mas a nossa luta pela cidadania plena, com direito ao voto e garantias de uma vida digna para todos continua atual. É o nosso desafio, sempre!

A diretoria colegiada