SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 21/03/2006 - 15h50 | Redação

Democracia e transparência; é Chapa única nesta eleição

O primeiro passo foi a convocação da assembléia que elegeu a Comissão eleitoral que organiza o processo para a eleição da futura diretoria do Sindicato, realizada em 10 de fevereiro. Em seguida, esta Comissão determinou a data do pleito, definiu seu período e estabeleceu prazo para inscrição de chapa; tudo dentro do mais estrito cumprimento do que prevê o estatuto da entidade, com democracia e transparência para toda a categoria.

Cumpridas as exigências, foi publicado em edital o anúncio da única chapa inscrita. Agora, tudo pronto para as eleições dias 21, 22, 23 e 24 de março. José Campelo, da Associação dos Aposentados químicos e plásticos de São Paulo, atual presidente da Comissão eleitoral, observa que “o fato de ter apenas uma chapa não diminui em nada a importância desse processo eleitoral; todos os associados e associadas do Sindicato, com direito a voto, têm a obrigação de votar”.

Para Campelo, o ato de opinar sobre a futura direção do seu Sindicato de classe é também um ato de cidadania, pois se trata de decidir, através do voto, o destino de sua entidade representativa.

Orientações para votar
As eleições acontecem de 21 a 24 de março. Para votar é muito simples, siga essas dicas:
* Tenha à mão um documento com foto e carteirinha do Sindicato

* Nas empresas com grande número de sindicalizados com direito a voto e também na sede e subsedes do Sindicato haverá urnas fixas, que ficarão em local de fácil acesso.

* Haverá, ainda, urnas itinerantes, ou seja, urnas que se deslocarão por várias empresas em diferentes horários para garantir que todos os associados possam votar.

* Para ter direito a voto o trabalhador deve estar sindicalizado há pelos menos três meses antes da data do pleito.

* Seu voto é muito importante, pois há necessidade de quorum mínimo, ou seja, pelo menos 50% mais um dos associados têm que votar para que a eleição seja validada em primeiro turno.

* Os sócios que não estiverem no local de trabalho nos dias da votação, deverão exercer seu direito de voto em uma das subsedes do Sindicato