SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 03/12/2015 - 15h14 | Redação

Crise hídrica não está resolvida e merece atenção do governo

O gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira, declarou que a crise hídrica é uma questão que ainda não foi superada. O Idec colabora com a Aliança Pela Água, um movimento que surgiu para esclarecer a população na questão da falta de água.

Por meio do aplicativo “Tá Faltando Água”, o coletivo recebeu 12.493 casos de falta de abastecimento no País. Desse total, mais de sete mil reclamações são da grande São Paulo. Segundo Carlos Thadeu, isso é reflexo do agravamento da crise hídrica nos últimos dois anos.

O gerente chamou atenção para a cobertura da mídia, que não foca mais tanto o assunto, como se tudo estivesse bem. Apesar do nível do sistema Cantareira estar subindo nos últimos dias, a situação ainda é preocupante. “Para que estivéssemos tranquilos, precisaríamos acabar o verão com o reservatório acima do volume morto. Sabemos que ele não deve ser usado”, disse.

Carlos afirmou que ainda não há previsão de sair do volume morto, mas destaca que o governo deveria investir em medidas para reduzir os vazamentos de água, sendo que cerca de 30% do recurso tratado é perdido dessa maneira em São Paulo.