Bolsonaro dificulta acesso ao Enem
O governo Bolsonaro, além de alegar falta de recursos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também tenta dificultar o acesso a taxa de isenção das inscrições.
Quem não fez a prova anterior, no início do ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, não terá isenção para o próximo no, isso se houver prova.
De acordo com Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff, a isenção da taxa tem justamente caráter de permitir que estudantes mais pobres participem, favorecendo assim a inclusão social. Há alguns anos, diz ele, notou-se que havia um número grande de inscritos que não compareciam às provas e por isso, veio a decisão de impor regras de suspensão do direito. Mas hoje, a realidade é outra. “Estamos numa situação crítica. A pandemia tornou muito perigosas quaisquer aglomerações e em função disso, não se pode aplicar uma regra que vale para um outro contexto e que nunca foi pensada para uma realidade de ameaça à vida das pessoas”, afirma o ex-ministro.