SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 28/02/2005 - 08h00 | Redação

10 Anos de unificação

1982

– A oposição no Sindicato dos Químicos disputa e ganha e eleição no sindicato devolvendo assim a direção aos trabalhadores. A posse se dá no mesmo ano.

1983 – Após muitas discussões nasce a maior central sindical da América latina a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que contou com apoio do Sindicato dos Químicos e também a oposição dos Plásticos.

1985 – É a vez do Sindicato dos Plásticos. A oposição disputa as eleições com apoio dos químicos e ganha a direção do Sindicato. A partir deste ano os dois sindicatos passam a desenvolver ações conjuntas, como as campanhas salariais.

A partir de então os dois sindicatos inauguraram uma nova forma de atuação sindical que foram as atividades conjuntas, como Campanhas salariais, greves, manifestações e apoio aos movimentos sociais como Moradia, Saúde e os Sem Terra.

Marco histórico de atividades conjuntas foi a campanha salarial de 1985. Os dois Sindicatos conquistam a redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, antecipando assim o beneficio que seria reconhecido em 1988 com a Constituição Federal e alcançaria todos os trabalhadores do país.

1994 – Químicos e Plásticos se unem e formam o maior Sindicato do ramo químico do país. São mais de 100 mil trabalhadores dos mais diversos setores produtivos (químicos, farmacêuticos, plásticos, cosméticos, tintas etc).