Eleições 2004: Capital paulista já tem onze candidatos
A eleição será dia seis de outubro próximo, mas os partidos já estão se movimentando e definindo seus candidatos. Apesar de já contar com 11 candidatos à prefeitura de São Paulo, apenas três deles polarizam a disputa e já estão dando o tom das campanhas eleitorais. A propósito: por lei, a propaganda só pode começar a partir do início de julho, mas o fato real é que a cidade já entrou no ritmo das eleições 2004.
José Serra, candidato derrotado à presidência da República, em 2002, é o nome do PSDB. Há quem diga que mais do que debater um projeto e um programa de governo para São Paulo, o tucano quer mesmo é tentar uma revanche, uma espécie de terceiro turno da eleição passada e tentar se projetar para vôos maiores em 2006.
Paulo Maluf, o eterno candidato, mesmo às voltas com denúncias sobre contas bancárias milionárias no exterior, impõe seu nome pelo seu partido, que já foi Arena, depois passou a se chamar PDS, mudou para PP, acrescentou um “S” e ficou PSP e, agora, voltou a se chamar PP.
A atual prefeita petista, Marta Suplicy, busca a reeleição. “Do governo da ´Reconstrução´ para o período de ´Uma São Paulo melhor para todos´”, diz o vereador Francisco Chagas (PT-SP). “Nesses três anos e meio de governo Marta revolucionou a cidade com um dos maiores programas sociais do mundo (renda mínima, uniforme e transporte escolares gratuitos, acesso da população pobre da periferia ao mundo da informática, projeto primeiro emprego para jovens e começar de novo para pessoas com mais de 40 anos)”, destaca o parlamentar petista, frisando ainda a melhoria nos transportes e a construção dos CEUs.
Este é o cenário que se apresenta para as eleições 2004. Até final de junho novas candidaturas podem surgir, outras podem nem se concretizar, mas o fato é que Serra, Maluf e Marta serão os principais protagonistas desse processo que se inicia.
Os prováveis candidatos
Arnaldo Faria de Sá – PTB
Arnaldo Jardim – PPS
Francisco Rossi – PHS
Havanir Nimitz – Prona
Luiza Erundina – PSB
José Aristodemo Pinotti – PFL
José Serra – PSDB
Marta Suplicy – PT
Michel Temer – PMDB
Paulo Maluf – PP
Paulo Pereira da Silva – PDT