Movimento Negro: Zumbi dos palmares, 4 séculos de lutas pela liberdade
Para o movimento negro o dia 20 de novembro é considerado no Brasil o dia da consciência negra. É o dia de Zumbi dos Palmares, grande líder dos negros que lutaram pela libertação dos escravos no século 16.
Na história escrita pelos vencedores o dia 13 de maio é o dia da libertação dos escravos. Desde o início da colonização do país a utilização da mão de obra escrava era comum, primeiro com os indígenas, depois com negros trazidos da África .
Foram pelo menos três séculos de escravidão negra. Muita luta, milhares de quilombos foram formados pelo país a fora. O Quilombo dos Palmares, no qual Zumbi foi líder, foi o que resistiu por mais tempo contra o la-tifúndio escravagista.
Zumbi deixou para o povo negro e todo os que lutam contra qualquer forma de escravidão que só a organização e luta é possível romper com a opressão e dar um basta à escravidão.
Zumbi dos Palmares continua a gritar por liberdade para todos os negros, pobres, deficientes, desempregados, mulheres e todos os segmentos excluídos da sociedade.
Muitas iniciativas para garantir ao negro a inclusão na sociedade, como a polítcia de cotas na universidades, o respeito à sua cultura, os rituais afros, sua religiosidade.
Além dessas conquistas dos movimentos e entidades de negros está o fato de se tornar o dia 20 de novembro feriado. Em São Paulo sancionado pela prefeita Marta Suplicy a partir deste ano dia 20 de novembro é feriado municipal.
Muitas atividades acontecerão em todo o país neste dia para lembrar Zumbi dos Palmares e fortalecer a consciência negra. No estado de São Paulo a CUT estadual delegou aos regionais a organização de eventos para marcar a data.
No Vale do Riberia a ativadade contará com a presença do presidente Lula que visitará os Quilombos que resistem na região.
Na capital também acontecerá atividades. Acompanhe no Sindiluta.