SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 27/09/2005 - 08h49 | Redação

Cai desemprego e aumenta renda de brasileiros

Em agosto a taxa de desemprego voltou a cair em São Paulo, após quatro meses de estabilidade, ou seja, na prática há mais de seis meses que o desemprego se mantém estável.

Segundo analistas do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos), a taxa de desemprego poderá, em dezembro, ser menor do que a taxa verificada neste mesmo mês de 2004. No entanto, poderia ser melhor se a economia tivesse crescido com mais força.

Na mesma proporção cresceu a renda do trabalhador. Dados da CUT (Central Única dos Trabalhadores) dão conta de que no primeiro semestre de 2005, em mais de 85% das negociações salariais, os trabalhadores tiveram aumento real de salários. Com aumento da renda crescem as vendas no comércio e, por consequência, as indústrias produzem mais. Essa é a bola de neve do crescimento da economia brasileira que todos querem que continue a crescer.

Segundo o Dieese, 84% das negociações de categorias em todo o País repuseram integralmente a inflação aos salários.  Destas, 66% tiveram aumentos reais que variaram entre 1% e 2%. O Dieese estudou 347 negociações.