Em São Paulo, o Encontro Nacional de Diversidade Cultural
Até dia nove de abril, das 10h às 22h, no pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera e no Sesc Vila Mariana, zona sul da capital, acontece a Teia – a Rede de Cultura do Brasil. É o encontro nacional de cultura e economia solidária, aberto ao público, com entrada franca.
O evento, desenvolvido pelo governo Federal, através dos Ministérios do Trabalho e da Cultura em parceira com o Sesc (Serviço Social do Comércio), contará com a participação de mais de dois mil representantes da cultura popular de todas as regiões do país. Estarão presentes grupos de teatro de rua, dança, música e de contadores de histórias. Também serão feitas exposições de fotografias, cinema e outras manifestações.
O objetivo do encontro é dar maior visibilidade à produção cultural feita fora dos grandes centros, proporcionar a troca de experiências entre os atores culturais e mostrar como a cultura é instrumento fundamental para o enfrentamento dos problemas sociais. A partir do encontro será possível fazer o primeiro mapeamento nacional das ações que unem cultura e cidadania.
Serão apresentadas na mostra experiências de economia solidária. “O Brasil, que tem por marca a criatividade do seu povo, não pode deixar de lado este componentes da economia criativa, da geração de alternativas, da própria economia enquanto componente de cultura”, afirma o secretário de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Célio Turino.
A Teia recebeu o apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).