Sistema Único de Representação: a caminho do acordo
Dentre os grupos de trabalho criados a partir da Campanha salarial de 2005, do setor farmacêutico, um deles debate a OLT (Organização no Local de Trabalho). O modelo apresentado pelo Sindicato dos químicos, farmacêuticos e plásticos de São Paulo, foi o SUR (Sistema Único de Representação).
O grupo se reuniu por diversas vezes, os debates foram cada vez mais esclarecedores e agora estão em fase adiantada de discussão. Dia 18/08 houve mais uma reunião de negociação. Os representantes dos trabalhadores apresentaram o documento com as cláusulas que regulamentam a implantação e atuação do SUR nas empresas. Ficou acertado que os patrões realizarão assembléia para estudar o documento.
Segundo os representantes dos trabalhadores que acompanham as reuniões, há possibilidades de em breve fechar o acordo, o que significa a possibilidade de uma Convenção Coletiva especifica para normatizar a implantação e atuação do SUR nas empresas do setor farmacêutico.
O SUR integra a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e tem como função principal negociar acordos que melhorem e preservem as condições sociais e de trabalho, inclusive negociações no programa de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e melhorias no ambiente de trabalho, entre outras questões.
Como primeiro fórum de soluções de conflitos dentro da empresa o SUR representa e orienta os trabalhadores no local de trabalho visando a discussão de assuntos de seu interesse.