Eurofarma vai produzir vacina da Pfizer
A Pfizer anunciou parceria com a Eurofarma para a fabricação de mais de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid ainda neste ano de 2021.
A Eurofarma é uma empresa da base dos Químicos de São Paulo e esse acordo deve incrementar a contratação de novos trabalhadores. “Sem dúvida uma boa notícia neste momento de forte desemprego. Essa produção deve exigir muitas contratações e o trabalhador químico só tem a ganhar com isso. Além disso, a produção de vacinas no Brasil é muito importante para todos nós”, avalia Deusdete José das Virgens, que é diretor do Sindicato, trabalhador da Eurofarma e secretário de Finanças da Fetquim
De acordo com a Pfizer essa vacina “ao invés de inserir o vírus atenuado ou inativo no organismo, ensina as células a sintetizarem uma proteína que estimula a resposta imunológica do corpo”.
Hoje o Brasil fabrica a AstraZeneca em parceria com a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantã, em São Paulo, fabrica a Coronavac.
A fabricação de mais uma vacina aqui em São Paulo deve reforçar o Complexo Econômico Industrial de Saúde (CEIS), que contribui com 10% da Produção de nosso Produto Interno Bruno (PIB). Também fortalece o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no programa de vacinação que deve perdurar alguns anos até a erradicação ou controle da Covid-19.