13 de agosto é Dia Nacional de Luta!
A hora é agora. Todos para a rua em defesa do direito de se aposentar
O texto base da reforma da Previdência ainda precisa passar por outras aprovações – na Câmara e no Senado. Portanto, ainda dá tempo de mudar o placar.
Dia 13 de agosto foi o dia definido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pelas demais centrais como o Dia Nacional de Mobilizações, Paralisações e Greves Contra a Reforma da Previdência.
A data coincide com a Marcha das Margaridas, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília, que também encampou a luta contra a reforma da Previdência.
Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o trabalhador acordou para os riscos de perda de direitos depois que a Câmara dos Deputados aprovou a reforma da Previdência. “Nós e nossos sindicatos alertamos sobre o que está em jogo. Os trabalhadores estão mais bem informados, mais participativos e esperamos uma mobilização massiva no dia 13”, avalia.
A reforma da Previdência muda para pior várias regras para a concessão do benefício, praticamente inviabilizando o direito à aposentadoria. Ela inclui obrigatoriedade de idade mínima para aposentadoria (65 anos para os homens e 62 para as mulheres), muda a forma de cálculo do benefício, reduz as pensões das viúvas e as aposentadorias por invalidez, dentre inúmeras outras atrocidades.