Pelo fim da jornada 6X1
O Sindicato dos Químicos sempre esteve à frente das lutas por melhores condições de trabalho e pela redução da jornada, e apoia integralmente a proposta de PEC que visa extinguir a jornada 6X1, de autoria da deputada Érika Hilton (PSOL). A PEC está em fase de coleta de assinaturas para tramitar no Congresso, mas ainda não atingiu o número necessário. Por isso, os movimentos sociais estão intensificando a campanha para pressionar os deputados a apoiar a medida.
“Temos um Congresso que, majoritariamente, defende os interesses dos patrões e do agronegócio, e para muitos desses parlamentares, a redução da jornada de trabalho não é uma prioridade”, afirma Edson Passoni, secretário de Comunicação do Sindicato. A jornada 6X1 é extremamente desgastante, prejudica a saúde dos trabalhadores e diminui o tempo de lazer e convivência com a família. O fim desse modelo de jornada traria um ganho significativo para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Além disso, a redução da carga horária também teria um impacto positivo para o mercado de trabalho, com a geração de novas vagas de emprego.