SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 22/11/2018 - 08h05 | CUT

Bolsonaro quer aprovar reforma da Previdência pior do que a de Temer

O assessor econômico do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, já indicado para o Ministério da Fazenda, afirmou nesta terça-feira (30) que a reforma da Previdência deverá ser a primeira ação do governo na economia.

Segundo ele, essa é a reforma “mais importante e a mais rápida” porque o foco inicial do novo governo é o controle da expansão dos gastos públicos. Por isso, a reforma da Previdência é considerada prioritária.

A proposta do novo governo é um sistema previdenciário baseado na capitalização, modelo parecido com o adotado no Chile na década de 1980 e bem pior do que a proposta que o atual governo Michel Temer (MDB) já tentou aprovar.

O que é ruim pode piorar

A proposta da equipe de  Bolsonaro é adotar o regime de capitalização, no qual os trabalhadores só recebem os benefícios se fizerem uma espécie de poupança.

Quem não poupar porque não conseguiu, porque está desempregado ou trabalhando sem carteira assinada ou por conta própria, ganhando menos, nunca se aposentará.

O sistema de capitalização foi adotado no Chile na década de 1980 e arruinou os trabalhadores do país. Tanto é que o atual governo está estudando mudanças para que seus idosos não morram à míngua.