SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/05/2018 - 15h05 | Redação

Ministério Público lança cartilha sobre a importância dos sindicatos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está promovendo o Maio Lilás, com diversas atividades ao longo deste mês, para lembrar a importância dos sindicatos e da liberdade sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores. “É necessário manter viva essa discussão para que os sindicatos permaneçam atentos à luta pela preservação dos direitos sociais, para que eles sejam o grande baluarte de defesa dos interesses do trabalhador”, diz o procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury.

O procurador também defende uma campanha de conscientização junto aos trabalhadodres para que entendam que os sindicatos são o caminho para a defesa dos seus direitos. 
As ações da campanha Maio Lilás incluem debates, exposições, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades. O MPT também lançou, na abertura do Maio Lilás, uma revista em quadrinhos sobre a importância dos sindicatos na defesa dos direitos do trabalhador, que pode ser impressa no site: http://www.mptemquadrinhos.com.br/pdf/HQ34.pdf
A instituição também lançou um site sobre a reforma trabalhista com vídeos, entrevistas e artigos, que podem ser acessados em: http://www.reformadaclt.com.br/
Por que Lilás?
A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.