Conjunturas Setoriais

Postado em: 21/08/2017 - 14h35 | Folha de S. Paulo, 11/08/2017

Farmacêutico

Cristália prevê entrada nos EUA após aprovação de patente

O laboratório Cristália conseguiu aprovar nos Estados Unidos a patente de uma enzima utilizada no tratamento de queimaduras e feridas.

A medida é um dos principais passos da companhia para entrar no mercado americano, afirma Ogari Pacheco, fundador e presidente do conselho da empresa.
"Estamos em negociações com um parceiro local do setor. Estão avançadas, mas há ainda um prazo para o registro dos produtos. Creio que isso será feito em um período de oito meses a um ano", diz.

A colagenase, que acaba de ser aprovada, é um dos carros-chefes da farmacêutica e é desenvolvida a partir de um meio de cultura com proteínas de plantas brasileiras.
O investimento na enzima, desde o início das pesquisas, foi de R$ 120 milhões.
Essa é a 16ª patente do Cristália nos Estados Unidos, número superior ao aprovado no Brasil (13). Até hoje, a companhia teve 93 dos seus 175 pedidos aceitos no mundo.
Além dos planos de atuar nos Estados Unidos, o Cristália também planeja converter a companhia, hoje limitada, em uma sociedade anônima.

"É o primeiro passo para fazer parte do mercado acionário", diz Pacheco.
Não há uma data definida para um IPO (oferta inicial de ações), mas a reestruturação societária deverá ser concluída ainda neste ano.